DJ com Carteira Assinada

Publicado em 24/03/2008 - Por

DJ com Carteira Assinada
Está em trâmite na Câmara dos Deputados uma lei proposta pelo deputado Brizola Neto (PDT-RJ) que visa regulamentar a profissão de DJ e VJ. Caso a lei seja aprovada, a função só poderá ser exercida legalmente por profissionais com formação técnica em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Brizola Neto declarou que a proposta de lei visa garantir direitos trabalhistas dos milhares de profissionais que atuam nesse ramo (como aposentadoria, férias, 13º, etc.), tirando-os da informalidade.
O texto da proposta da lei define como atribuições de DJs e VJs a animação de festas populares, shows, eventos e espetáculos; as improvisações para divertir o público, bem como as apresentações de programas de músicas eletrônicas; os comentários e locuções de publicidades para rádio, televisão, cinema e internet; e a operação e o monitoramento dos sistemas de sonorização, gravação, edição e mixagem de discos, fitas, vídeos e filmes para a criação de novas versões.

Discussões e Mais Discussões

Não é preciso ser nenhum vidente para imaginar quanta polêmica essa lei deve gerar caso seja aprovada.
Sempre que ocorre alguma regularização tardia de profissão, o quebra-pau é enorme. Isso porque do dia para a noite, profissionais renomados passam a ser considerados “inaptos” para exercer a profissão, até que façam um curso técnico para conseguir um diploma. Por outro lado, esse tipo de ação pode ajudar a evitar a proliferação gente incompetente, que acaba denegrindo a “classe”. E no caso de DJs gringos? Como fica a situação? Eskimo seria obrigado a fazer um curso de reciclagem, ou talvez pedir uma licença especial toda vez que viesse tocar por aqui?
De qualquer maneira, espero que os profissionais da área tomem as rédeas da discussão, para não deixar que decisões importantes sejam tomadas por políticos que não fazem idéia nem do que seja um sintetizador.
E vocês, acham que a proposta vai dar certo?
Eu vi na Essential. E agradeço ao Gabriel, do Psyplanet, que deu a dica.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]