Top 10 Artistas mais Influentes da Música Eletrônica nos EUA

Publicado em 23/03/2012 - Por

A recente onda de popularização da música eletrônica nos Estados Unidos vem se tornando assunto recorrente entre docos de gravadoras, DJs e editores de sites especializados em todo o mundo. O fenômeno inclusive rendeu uma extensa e excelente análise feita por Richie Hawtin, publicada aqui no Psicodelia há algumas semanas.

Aproveitando-se dessa onda e pegando carona no Winter Music Conference (o mais importante evento de música eletrônica do mundo), que está acontecendo por esses dias em Miami, o jornal britânico The Guardian elaborou uma lista com os 10 DJs mais relevantes na história recente da música eletrônica nos Estados Unidos.

Segundo o Guardian, são nomes que mais estão colaborando com o “despertar” da cena eletrônica americana. Confira:

 

1. Skrillex

Nada mais previsível. Se a atual música eletrônica americana possui um rosto, é sem dúvidas o rosto de Sony Moore. Nas palavras de Richie Hawtin, em seu artigo para a revista Mixmag, “quer você goste ou não, Skrillex é o cara do momento, e está protagonizando a primeira experiência de muita gente com música eletrônica”.

 

2. David Guetta / Sweedish House Mafia / Tiësto

A inclusão dos três na segunda posição posição se justifica: o Guardian os considera como uma espécie de símbolo máximo da influência européia na formação da nova cena americana. Nesse sentido, há um especial destaque para David Guetta, que emplacou dezenas de sucessos e parcerias com Black-Eyed Peas, Rihanna, entre outros.

 

3. Kaskade

Com parcerias com artistas como Skrillex, Ryan Raddon se tornou um dos DJs mais populares dos EUA, alcançou a 17ª colocação no ranking da Billboard e foi eleito o melhor DJ dos EUA pela DJ Times.

 

4. Luciano

Nascido na Suíça, criado no Chile, o fundador da Cadenza Records (que conta com nomes como Vilallobos e Loco Dice) vem trabalhando em parceria com o rapper Pharrell Williams, além de outros nomes da música pop, como Leny Kravitz.

 

5. Calvin Harris

Trabalhando em parceria com Rihanna, Harris produziu sucessos como We Found Love. Também manteve-se no topo dos principais rankings, inclusive da Billboard.

 

6. Richie Hawtin

Mais conhecido nos EUA pelo projeto Plastikman, a lenda viva do techno vem realizando uma série de shows pelos EUA há pelo menos 2 anos, ao mesmo tempo em que tem influenciado diversos formadores de opinião com artigos como o que foi publicado na Mixmag em março.

 

7. Afrojack

O holandês Nick van de Wall (aka Afrojack) vem emplacando diversas parcerias e lançando tracks populares em terras norte americanas. Entre elas, Take Over Control, com Eva Simons e Give Me Everything, com Pitbull.

 

8. Deadmau5

Um dos grande culpados pela explosão do fenômeno Skrillex, Joel Zimmerman talvez seja o DJ mais popular do mundo na atualidade. Em 2011, sua turnê contou com nada menos do que 53 shows. Assistir a uma apresentação do rato morto ainda é o sonho de consumo de milhões de pessoas pelo mundo e, nos EUA, não é diferente.

 

9. Diplo

Além de aparecer junto de Skrillex e A-Track no topo do ranking da Billboard, Wesley Pentz (aka Diplo) é também o produtor por trás de nomes como Usher e Bruno Mars. Falando sobre a influência da música eletrônica nas produções pop, ele afirmou: “as grandes gravadoras estão assutadas. Elas vêem que agora está tudo em nossas mãos, de várias maneiras”

 

10. A-Track

Sobre o atual momento da cena americana, o canadense Alain Macklovitch (ex DJ de Kanye West) é categórico: “É um momento onde todos nós podemos reescrever as regras. É como se não houvesse mais regras. Há um público fiel, e eles estão famintos.”

Fonte: Mixmag

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]