Fim de uma era

Publicado em 07/11/2010 - Por Eliel Cezar

Ao lado da Pioneer, a Panasonic – sob o label especializado Technics – é a mais importante empresa no setor de equipamentos para discotecagem no mundo. Então, não é sem assombro que trazemos a notícia de que uma série de produtos da linha não mais serão produzidos pela firma japonesa. Dentre eles, o histórico toca-discos Technics SL-1200 MK6 (favorito de 10 entre 10 fãs de vinil), o mixer SH-EX1200 e os ótimos fones de ouvido RP-DH1200 e RP-DJ1200.

O headphone RP-DH1200

De acordo com a Panasonic, o motivo para o fim é a queda substancial na demanda por produtos analógicos (cerca de 5% o total de 10 anos atrás) e a dificuldade em encontrar componentes-chaves para manter a produção.

O fim da era Technics é apenas uma das diversas manifestações do inevitável processo de hegemonização do meio digital, que inclui a progressiva substituição de hardwares por softwares e descarte de mídias físicas.

Mesmo assim, não há como não se entristecer com a notícia, sobretudo em relação à turntable SL-1200 MK6. Em produção desde 1972, é um dos maiores símbolos da cultura clubber e uma das marcas mais arraigadas à história da discotecagem.

Um pouco do coração da e-music morre. E, infelizmente, ao que parece, a Technics sai das pistas para entrar na História.

Vi no Daily Teleghaph.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]