Psicodelia.org

#vocenãoédeejay

7 de outubro de 2009 | Por Eliel | Em DJs, Polêmica |

zegon

Esta é a campanha iniciada há alguns dias pelo DJ e produtor musical ZeGon e que começa a se espalhar rapidamente pelo Twitter.

Aparentemente, a ação é um protesto contra a rápida proliferação de pessoas se auto-proclamando “DJ”, mas com pouca (ou nenhuma) bagagem e conhecimento para representar a categoria.

Entre as alfinetadas proferidas por Zé Gonzales, estão:

  • promoter #vcnãoédeejay ,modelo #vcnãoédeejay,jornalista #vcnãoédeejay
  • Se vc so sabe mixar musicas que tem “intros” ou “outros” #vcnãoédeejay ,se voce nao sabe o que isso tambem #vcnãoédeejay
  • c fica atraz do outro DJ c/olho a tela do laptop ,anotando no seu cel tipo mandando sms ,+na esta anotando o nome das musicas #vcnãoédeejay
  • Se vc precisa pular igual um macaco para tentar animar o publico #vcnãoédeejay
  • #vcnãoédeejay se tudo que vc toca veio de Blogs, Beatport ,Hype Machine,Limewire ou Soulseek
  • #vcnãoédeejay se voce so sabe mixar com o lap top

Por um lado, a popularização da profissão de DJ pode trazer muitos benefícios para a cena, com gente nova criando novas propostas de som.

No entanto, a proliferação do #vocenãoédeejay mostra que o público é capaz de perceber o problema que surge quando se coloca na mesma cesta o artista que gasta horas no estúdio criando algo novo e o figurão que mal aprendeu a usar o CDJ e já toca em uma balada por que é ex-BBB, ex-modelo, ex-roqueiro-falido-dos-anos-80, etc.

Para saber um pouco mais quem é ZeGon, confira sua página no MySpace e assista a esse vídeo produzido pela Nike, em que ele fala sobre seus tênis, camisetas, e claro, música.

E para fechar, mais uma pérola de ZeGon: “se voce ao ler esses posts ficou puto ou inseguro #vcnãoédeejay“.

-

Quem deu primeiro foi o Felipe, do Rraurl.

Escrito por Eliel

Web designer e criador do Psicodelia, frequenta raves desde 2006. Apesar de ser um fã declarado de Full On, atualmente tem passado a maior parte do tempo ouvindo Gabe, Kanio, Khainz e Gustavo Bravetti. Já publicou 423 artigos no Psicodelia.

Veja todos aqui | Blog | E-mail

49 Comentários


  1. Karen Oliveira
    7/10/2009

    MUUUUUUUUUUUUITA gente que merece ouvir/ler isso, heim!! MUITA!!


  2. Bruno Mais
    7/10/2009

    Ykes, sempre incisivo, Zegon !


  3. Rodrigo Moreira Gomes
    8/10/2009

    Isso mesmo ta mais que certo men, frequento Reves e Pvt´s desde 2002 quando ainda era menor de idade, e vi muitos desses “DJ`S” tocarem na cena, e muitos sem experiencia alguma, boa iniciativa


  4. DJ Etron
    9/10/2009

    Totalmente de acordo! Comecei meu curso de produção musical a pouco tempo, to na batalha a 8 anos, e na paquera da dance music e musica eletronica a uns12!!! Trocando ideia com amigos meus dj de muito tempo, é unânime! TODO MUNDO AGORA QUER SER DJ!!! Mulheres, bebidas, fama…e pimba, desvalorizou a profissão, de gente que conhece a Historia da musica, sabe o que é BPM e esquece o TIMECODE, e toca MÚSICA e não MOONY!!!
    Tenho dito….e de acordo!!!


  5. João
    12/10/2009

    Totalmente #ERRADO “#vcnãoédeejay se tudo que vc toca veio de Blogs, Beatport ,Hype Machine,Limewire ou Soulseek”. Qual é a realidade sua filhão? Provavelmente não a mesma que a minha.(Logicamente zéplaysgonz nunca foi dessa) Eu não tenho $500 pra enfiar mensalmente em vinis.2) Até o Beat Junkies usa serato hoje em dia filhão, que historinha é essa de laptop não rola…critica então o Dj Babu, Jrocc, Rhettmatic, por estarem usando laptop. 3) Totalmente aceitável usar laptop no 3º mundo visto que o custo de uma aparalhagem para discotecar supera a renda anual de 80% dos trabalhadores (aquels que ganham slário mínimo, mas isso vc nunca soube o que é) $) O próprio Roc Raida em de seus ultimos vídeos usou Serato, video o qual é usado em sua homenagem.
    Esse artigo é típico de algum babaca classe média, que não tem a mínima noção de como é a industria no Brasil. Sorry Ze Gonz..#vcnãoédejota por que Brasil != U.S.A.


  6. Heath
    12/10/2009

    O DJ só aperta o play. O dj não toca por** nenhuma. Quem toca alguma coisas são bandas. Engraçado como a maioria se endeusa por isso. Qual quer um pode ser DJ, isso que deixa essas caras com raiva #vcnaoédejay ahiauhaiuh Piada.. Aprendeu a sincronizar BPM, básico sobre compassos, acabou mussun. è só isso que o DJ precisa saber.Vinil, mp3, CD, DVD, papagaio cantando, tanto faz. O único ato respeitável na discotecagem era o turntablism, mas hoje em dia até DMCs estão aceitando Serato ;-)


  7. Eliel
    12/10/2009

    @João

    “Esse artigo é típico de algum babaca classe média, que não tem a mínima noção de como é a industria no Brasil.”

    Respeito é bom e todo mundo gosta. O artigo é meu, não de ‘um babaca de classe média”. As opiniões citadas são de Zegon, um cara polêmico por natureza. Portanto, concordando ou não, modere seu linguajar.


  8. Eliel
    12/10/2009

    @Heath

    “Qual quer um pode ser DJ, isso que deixa essas caras com raiva”

    Qualquer um hoje pode se intitular DJ sim, o que não significa que tenham, realmente, as competêncis necessárias para ser um bom profissional. Da mesma forma, qualquer um pode ter uma banda, o que nao significa que fará música de qualidade.

    “O DJ só aperta o play.”

    Isso foi uma piada, certo? Ou então você limita seu conhecimento sobre música eletrônica aos DJs de festa de 15 anos.

    De qualquer forma, você pode conheer um pouco mais sobre DJs que fazem muito mais do que apertar o play aqui http://www.psicodelia.org/tag/perfil/


  9. Heath
    12/10/2009

    Amigo, por pior que a banda seja, não há a mínima comparação entre a representação artística que os músicos expressam em seus instrumentos com um cara que aperta botõezinhos. Ok, não aperta só o play..cue, ffoward, stop, eject..está bom para vc? 90% Dos DJs sequer tem alguma base de teoria musical. 60% sequer tem algum plano de quere ir para algum conservatório de música.
    Como disse, turntablism foi ótimo. Morreu, coisa dos anos 90. Em alguns anos qq software vai discotecar melhor do que muito Dejota aí.
    Gosto sim de Lives P.A. , improvisação , perfeito. Se se endeusam por isso, sim, ótimo, cada um no seu quadrado. Quem tem um olho em terra de cego é rei, já dizia o ditado. Ah…só para constar …eu ia em raves quando as mesmas nem tinham flyers e mp3 só parecia uma sigla de algum movimento revolucionário anti-ditadura da década de 70. Não descobri isso em 2006. E ainda prefiro estas sem flyers, onde eu não pago 1/4 do meu salário só na entrada. ;-)


  10. Eliel
    12/10/2009

    @Heath

    1- Continuo insistindo que você não conhece bem o está falando, ou está propositalmente centrando seu foco no “lado negro da força”, ou seja, em DJs que só dão play na música dos outros e não criam nada novo.

    Isso existe aos montes, é fato. Mas o mundo da música eletrônica não se resume a isso.

    2- Os lives são um belo exemplo do DJ trabalhando. Mas para DJs sérios, “dar um play” também faz parte do trabalho. Você só está esquecendo que normalmente o DJ está dando um play em uma faixa (ou set) em que ele gastou dias (ou mais tempo) trancado em um estúdio criando. Ser Dj não é só pegar músicas dos outros e misturá-las. Só porque você não vê o profissional criando, testando, experimentando no palco, não significa que o trabalho não é feito.

    3- Também fico curioso em saber de onde você tirou os números citados no comentário anterior. É de alguma pesquisa? Pode mandar o link?

    Pois posso afirmar tranquilamente que Djs renomados normalmente tem sim formação musical. Isso quando não tem inclusive formação clássica, como Dusty Kid (http://rraurl.com/cena/4394/Dusty_Kid)

    4- Porque bater o dedo em uma corda tem que ser necessariamente mais “artístico” do que bater o dedo em uma tecla? Eletrônicos ou não, guitarras, mixers, baterias, teclados, etc, não são todos instrumentos musicais?

    Pequenas amostras de som (seja de músicas, seja de instrumentos ou qquer outra coisa) podem ser combinadas para criar músicas e sons totalmente novos.

    O fato de se utilizar um instrumento eletrônico remove a possibilidade de se fazer arte ou de se expressar?

    5- Ninguém aqui está “endeusando” os DJs por isso. Se você prestar atenção, verá que meu artigo vai justamente em um sentido contrário a isso. Pois quando uma profissão passa por esse processo, muita gente ruim entre no meio eprejudica a imagem dos bons profissionais.

    6- Coemntário à parte: Sua postura está me lembrando uma repetição do que ocorreu lá nos idos dos anos 50, quando o mundo (acostumado com outros tipos de música) conheceu o rock e disse igualmente que aquilo não era música e quem tocava aquilo não tinha nenhum valor.

    Será que você não está sendo um pouco “xiita” demais?

    Para saber mais sobre a profissão do DJ:

    http://aimec.com.br/
    http://www.ilankriger.net/
    http://www.psicodelia.org/categoria/djs/


  11. Marcão
    12/10/2009

    Para você enfrentar um CDJ na sua frente, você tem que ter a noção total de som.

    Qualquer um pode pegar o CDJ e fazer uns mix. Mais se ele não ter uma noção da qualidade, se ta rolando um retorno legal. Se ele virou certo a faixa. Tenho certeza que terá muitos erros.

    Hoje em dia o Rock sumiu e a CENA Eletrônica esta dominando, então por isso esse tanto de DJ. Mais quem classifica o cara como DJ é o público, se o cara mandar um som foda ele será o TOP, se o som for zuado pode ter certeza que o ibope dele ja era. Ou ele corre pra melhorar ou abandona o barco.

    Mais a pura verdade que hoje em dia, DJ esta competindo com as Garotas de Programa. A cada esquina tem um cara falando que é DJ.

    Esse tópico vai longe por que cada um tem sua opinião.

    Abraço a todos
    E que apareça mais Dj´s top´s .


  12. dualMusician
    12/10/2009

    Concordo com ambos em boas partes.
    Conheço bastante das duas vertentes da música, eletrônica e harmônica e posso dizer que, 90% dos dj’s que apresentam dj set, muitos montam seus sets a partir do feeling e pouca noção de tempo. O que nosso amigo instrumentista quer dizer é que, a curva de aprendizado para se tocar um instrumento harmônico e montar um dj set representam um contraste absurdo.

    Sem mais.


  13. Eliel
    12/10/2009

    @Marcão

    Concordo, mas é sempre importante separar os DJs em níveis de habilidade e conhecimento musical. Nos comentários acima eu me referia sempre aos profissionais de respeito na cena. Os verdadeiros “artistas”, nao necessariamente em maioria ou famosos. A idéia é mostrar que eles existem, e que não se pode julgar todo um grupo em função de algumas pessoas.

    @dualMusician

    “O que nosso amigo instrumentista quer dizer é que, a curva de aprendizado para se tocar um instrumento harmônico e montar um dj set representam um contraste absurdo.”

    Aí até posso concordar, embora não tenha a experiência no assunto, mas me parece bastante plausível a afirmação.

    O que ainda não concordo é com a afirmação de que por ser mais fácil montar um set, todo DJ é sempre um profissional inferior.

    Desenhar também não é difícil. A rigor, você só precisa de papel e um lápis. No entanto, isso não significa que não se possa criar verdadeiras obras-de-arte com esses 2 elementos.

    E sim, a discussão tem potencial para render mais um milhão de comentários. O improtante é só manter o nível dos argumentos.

    =)


  14. Faraoh
    12/10/2009

    Que bom se fosse assim tão facil. Eu tb seria Dj
    Todo mundo fala o mesmo bla bla bla de sempre, é só apertar um botãozinho.
    Só que ninguém tá por dentro do trabalho que rolou pra simplesmente ele, o Dj, poder só apertar os botãozinhos. Pra ele poder conseguir chegar até ai tem tempo e tempo.
    O Nirvana fez sucesso e os caras tinha rifs de guitarra de 3 notas que repetiam a música toda.


  15. Pedro
    12/10/2009

    Joel Zimmerman (Deadmau5), um dos maiores produtores da cena eletronica de hj, ele mesmo diz q nao é dj tca com seu lap e mixer eai o cara é ruim? precisa realmente ser dj? acho qnão heim …. “There are no CDs involved,” he explains. “It’s a technological orgy up there and I try and keep it more my music than anyone else’s. If people come out to see Deadmau5 I want them to hear Deadmau5 music.”
    Acho q sai do assunto especifico mas apenas queria dizer isso ai
    abrss


  16. Jean Carlos
    14/10/2009

    “#vcnãoédeejay se tudo que vc toca veio de Blogs, Beatport ,Hype Machine,Limewire ou Soulseek”

    Bom, se ele diz isso, sinceramente não sei da onde ele tem as Tracks que ele toca. Como falaram logo acima, não é todo DJ que pode comprar vinis, e mantê-los. Digo no sentido de comprar agulhas, os próprios vinis, entre outras coisas.


  17. Aline
    14/10/2009

    Não me incomoda como o cara toca, de onde ele baixou as músicas, ou onde ele comprou aparelhagem…
    Me incomoda é ver situações como de duas semanas atras, onde vem um ex-BBB aki em Curitiba, põe o CD no mixer e fica fazendo carinha q tah tocando… E a galera na pista delirando com aquela falsidade toda.
    Ou situações que jah via aos milhares trabalhando com festas, de DJS que sobem para fingir e não sabem nem que botão apertar (tem o cd prontinho, q até “outro Dj” fez pra ele)… São atores, dançarinos ou sei lah o que, menos DJ…
    A palhaçada que o tal Jesus fez lah na Green Valley por quase 20 mil reais… e posso continuar dizendo mais milhares de casos…
    Mas como em diversas profissões por aí, sempre existirão quem realmente sabe e os amadores… Não poderia ser diferente com os DJS…
    Parabéns aos “verdadeiros”! E kda um sabe quem realmente é…


  18. fefe sabino
    14/10/2009

    As pessoas acham só o fato de conseguir tocar algo no mixer acha que já é um dj como no caso de varios…


  19. Jean Carlos
    14/10/2009

    Bom, estou vendo ultimamente que o pessoal ta mais preocupado da onde o DJ, pega as suas músicas, se são exclusivas, se são antigas, qual aparelhagem usam, se ja toca 16 anos, ou 2 anos. E o pessoal tá esquecendo o grande propósito do DJ, que é fazer a galera viajar no som que ele toca, e não como toca, ou o que usou para tocar. O DJ tenque saber qual música botar pra realmente fazer a galera vibrar, saber ouviu o que o pública ta pedindo somente vendo eles, saber o que eles querem ouvir. Conheço muitos DJ’s que usam as intros das músicas para mixar, e mandan super bem na pista, fazem todos curtir o som. E daí, se usa laptop, e as intro das músicas? Quantos DJ’s por aí, se dizem bons, porque não precisam desse tipo de coisa, e não fazem ninguem na pista curtir o som. A Habilidade de tocar pode ser melhorada, mais quem não nasceu com o dom de saber escolher a música acho melhor mudar de área.


  20. Mahjorn
    17/10/2009

    Impressionante a calorosa discussão… o mundo vem passando por transformações tecnológicas impressionantes e tudo isso nos leva a crer que algo maior está por vir. Desde 1990 acompanho a evolução da música eletrônica ( e la atrás já havia muita discussão sobre o assunto) e não tenho medo do que vem por aí, e realmente sempre existirá discursos protescionistas quando estivermos frente ao novo. O mundo sempre foi assim. Aguardo ansciosamente a terceira revolução digital… rumo ao infinito!!!


  21. mahjorn
    17/10/2009

    Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da música eletrônica apartir dos primórdios comece a pesquisar em: Musique concrète, Elektronische Musik, Robert Moog, Krautrock e Autobahn.
    O príncipio de tudo: Thaddeus Cahill
    Apartir daí, é só seguir a história.
    Falar sobre novas formas de tecnologia também é entender os rumos da música.
    Telefone celular também é usado pra mixar. E daqui a vinte anos?
    A ignorância nunca irá derrubar a arte, porquê uns tem e outros não!
    O photoshop por acaso acabou com os pintores?


  22. Mahjorn
    18/10/2009

    Twitt3r_DJ … quer mais interação que isso… me diga!


  23. Eliel
    18/10/2009

    “Falar sobre novas formas de tecnologia também é entender os rumos da música. [...] Telefone celular também é usado pra mixar. E daqui a vinte anos? [...] O photoshop por acaso acabou com os pintores?”

    Concordo em gênero, número e grau.


  24. BlowsLikea12GaugeShot
    21/10/2009

    Vide o tal de Fernando Mesquita, Ex -BBB…mó maluco de rave, tava em todas as raves muito loco,ai foi pra aquele programinha de M**** da rede globo e saiu de lá dizendo que era DJ…tocando em um monte de lugar…

    O maior KO da cena eletronica de todos…não sabe nem mexer em som de carro,gosta de Ian Van Dahl e LAdy Gaga…

    Otário é quem acredita e paga pra ver um bundão desse!

    Vlw

    Chompless


  25. Hawle
    21/10/2009

    Eliel, recebi esse link de um amigo q sabe q tenho o desejo de discotecar.

    Nao, nao tenho experiencia (ainda) como DJ a nao ser quando cobri um q estava atrasado… O meu background eh de live music, primeiro com banda, e ultimamente acustico, mas ha um bom tempo tenho esse desejo de entrar na cena. O motivo? simplesmente pq estava frequentando festas onde o som do DJ me fez pensar “caralho, isso eh muito bom, eu quero fazer isso”, ou em outras palavras, paixao por musica…

    Achei interessante ler tudo isso aqui, pq se eu to a fim de discotecar, no meu caso rock dj ou whatever, e se nao sou produtor, que passa horas num estudio criando (nao ainda), o que serei entao? Vai ser crime se eu quiser simplesmente mandar os hits que a galera esta a fim de ouvir? (concordando plenamente com Pedro)…
    Que me chamem por outra coisa entao, nao me importarei…

    Reconheco pra caralho o trabalho dos verdadeiros DJs, e talvez ate comece a fazer igual, mas se nao fizer, e tiver um bom feedback do que estou fazendo, acho completamente valido…
    E tbem concordo com as babaquices de modelos e famosos “bancando de dj”, mas isso nao eh novidade, com bandas eh a mesma coisa: atores, modelos, jogadores de futebol…

    Digo isso pra saber responder quando me perguntarem o que faco, se nao posso dizer DJ, que venha o nome e nao seja criminoso…


  26. Eliel
    21/10/2009

    @Hawle

    Na minha opinião, SIM, apesar de não produzir, acho que vc ainda será um DJ.

    Aliás, como são a grande maioria dos DJs. Tocam música dos outros artistas, tomando o cuidado de manter uma sequencia lógica em seu set e fazendo as transições entre músicas de maneira competente.

    Qual o problema disso? Nenhum. Aliás, eu tb não sou DJ e pretendo aprender em breve.

    No entanto, o que abordamos nessa discussão (e acredito inclusive ser o ponto levantado por Zegon) é que o DJ (produzindo ou não) deve ser antes de tudo um grande pesquisador e conhecedor de música, no amplo sentido da palavra.

    O fato de vc saber operar um CDJ está longe de fazer com que vc represente a categoria decentemente.

    Você deveria conhecer a fundo os mais diversos estilos musicais, ter sensibilidade para conduzir uma pista, saber o que o público espera ouvir e, dentro disso, surpreendê-los.

    Se for produzir músicas novas, some aí o conhecimento de novas tecnologias, capacidade de experimentar, dominar certos softwares e, principalmente, o conhecimento de teoria musical, tão profundo quanto o de qualquer músico.

    Acho eu que é mais ou menos por aí. Se for só para colocar o CD e dar um play, vc será mais um Jesus Luz, ex-BBB, etc.


  27. fefe sabino
    22/10/2009

    VocÊs deviam mandar isso para o nosso querido amigo JESUS LUZ que sediz DJ


  28. Kureb
    22/10/2009

    Grande bosta ser músico instrumentista, estudar anos pra tocar COVER.


  29. Hawle
    22/10/2009

    @ Kureb

    Cara, duas coisas eu digo pra vc:

    1) vc nao sabe o meu background, o que eu escuto, o que eu toco, o q eu fiz e faco…

    2) vc com certeza gosta ouvir suas bandas prediletas, certo? vc nunca apreciou uma banda que nao fosse a original? so assiste a performances da banda original? duvido muito…

    Eh a mesma coisa do DJ que vai tocar o som q a galera quer ouvir e nao eh de producao propria…


  30. zegon
    23/10/2009

    João (Filhao) acho que vc nao leu nada do que eu escrevi ,nao tem nada de errado com o Serato tio…Todo mundo usa ,Serato ,Cut Chemist ,J Rocc,Roc Raida (R.I.P) ,a ferrementa que o DJ usa nao importa ,quando citei Blogs, Beatport ,Hype Machine,Limewire ou Soulseek ,estava citando uma geraçao que ja chegou com tudo mastigado ,e que ja aprendeu a tocar digitalmente ,pulando etapas ,e que so sabem mixar olhando os Waves na telinha .estava me referindo a falta de raiz e de pesquisa ,gente que nunca carregou um case de discos na vida ,que baixou a toda uma colecao de mp3 na noite anterior e virou DJ no dia seguinte ,Claro que o “booom” do Jesus Luz veio a calhar na mesma sequencia .Agora o ponto nao e esse ,e nao sei se voce sabe ,mais mesmo nos USA ninguem mais usa vinil , e so Serato mesmo ,e os DJs bons no Serato ficam melhores ainda e mais rapidos ,Eu nunca falei que tocar com Lap Top nao era DJ ,mais vou resumir ,quem faz mixagem sem “ajustar” o pitch ,nao e DJ,toco com o Serato a mais 4 anos e acho que os DJs que continuaram no vinil estou ficando para traz ….outra coisa tiozao ,nao sou classe media nao ,agora ja sou classe Alta mesmo ,porque graças a Deus trabalho a mais de 20 anos com o que eu amo ,e minha profissao me proporcionou isso…


  31. Leonardo
    26/10/2009

    Ae Zegon, eu concordo com você cara, referente as pessoas que mal tem bagagem nenhuma e já se auto-denominam DJ…
    Mas me surgiu uma dúvida….
    Eu tenho 22 anos, sou músico instrumentista desde os 16, toco contra-baixo, e já faz um tempo que decidí que gostaria de produzir música eletrônica, já iniciei algumas produções e tals……… mas para começar a aparecer e ter um “nome” claro que precisarei começar por baixo, tocando em algumas festas e tals, mesmo que sejam festas pequenas.
    Mas o fato de eu não ter muita bagagem e estar iniciando agora na cena eletrônica, quer dizer que eu não posso me apresentar, pq não estarei representando bem a cena?? Mesmo que por detrás de tudo isso, estou batalhando duro em um emprego onde me sobram apenas 4 horas por dia para me dedicar a oque realmente eu gosto??
    Eu realmente não me auto-denomino DJ, eu sou músico, e pretendo realmente ser reconhecido por isso mas eu acho errado ficar julgando as pessoas, sem nem ao menos saber a história de vida de cada uma.
    Bom, fica aqui meu ponto de vista.


  32. zegon
    26/10/2009

    Vc esta certo ,e se continuar assim ,vc chega la ,o fato de ser ou nao ser DJ ,nao significa que vc nao possa se apresentar ,o ponto disso tudo nao e ser ou nao ser DJ ,e a banalizaçao da profissao ,e a falta de atençao dos Promoters e ate do publico com quem ralou e faz a parada de verdade ,nao posso reclamar quando a minha carreira ,mais as vezes precisamos ser radicais e um “grito de guerra” por outros DJ’s que sao engolidos por gente que esta so no truque .Tambem nao quero ditar regra e so o meu ponto de vista .como o seu ,Boa sorte para vc Leonardo !


  33. vanverz
    30/10/2009

    sei lah, tem uma grande diferença em ser DJ e ser Produtor… a galera ta se confundindo aê.

    Como citado acima, Dusty Kid é um produtor (diga-se um puta produtor)… as musicas que ele toca são dele, criações dele… Agora Jesus Luz tsc (que comparação) o cara toca musica dos outros… é bem diferente.

    É bem diferente ter noção de efeitos de audio, Midi, Instrumentos, BPM, bounce, quantize, saber Sintetizar qualquer tipo de Synth (attack, decay, sustain, release), tirar sons de ruídos, entender as ondas (waveforms). Aplicar delay, reverb, arpeggios, filtros,equalização, etc etc etc e depois de tudo isso ainda masterizar (…) e comparar com um DJ que apenas faz mixagem de músicas de outros.

    Que fique bem claro, produtor é produtor… é ele quem manda o LIVE! O DJ, é só quem faz as mixagens…

    abraço


  34. Buka
    1/11/2009

    A galera fala em conhecer musica, conhecer teoria musical, mas não conhecem a historia dos djs. DJ nos seus primordios nunca foi produtor, dj sempre tocou musicas de outros produtores/bandas e sempre foi assim, desmerecer isso é ignorancia.

    E Zegon o que tem aver Beatport, Blogs com o dj não saber tocar?…Ate entendo vc não gostar do dj não conhecer a historia, não saber ajeitar um pitch, nunca ter carregado uma case de vinil, mas enfim o que isso tem a ver?

    Falar que um cara não é dj por não saber ajeitar um pitch é uma coisa mas falar que ele não é dj por baixar musicas na net ou não saber produzir ou não conhecer bufunfas de teoria musical é ignorancia.

    E não é so por que ele faz download de musicas que ele não conhece a historia da mesma, não conhece a raiz de tudo..aff

    E galera outra ignorancia é criticar o gosto musical de cada um, isso eh bem particular e pode ter certeza que no mundo que vivemos tem espaço pra tudo


  35. zegon
    1/11/2009

    Buka ,acho que vc esta entendendo errado ,mais beleza ,todo mundo baixa musica na internet ,sem exceçao ,so explicando um pouco melhor ,a coisa a pior coisa que existe e sem criatividade sao os DJs que baixam os Top 10 ,ou mesmo 50 do Beatport ,e viram clone um do outro …Pesquisa musical e repertorio e tudo para um dj ,.para mim quem nao mixa ,nao e DJ ,ao mesmo tempo tem muita gente que mixa e nao consegue manter a pista …Outra coisa ninguem falou que todo mundo precisa produzir ,Mais com certeza o DJ que tambem produz vai se sobressair ,Teoria musical nao e preciso mesmo ,agora ouvido sim ,vejo mixagens horriveis por falta de ouvido ,musicas completamente fora de tom uma da outra casadas na batida ,mais totalmente em conflito .Sempre deixei claro que musica nao tem barreiras e rotulos ou estilo musical ,toco de tudo e nao tenho preconceito com nenhum estilo ,acredito apenas em 2 tipos de musica ,musica boa ou musica ruim ….Agora um post que eu fiz e nao tenho duvida quanto a isso e :
    Se vc se sentio inseguro ou incomodado com qualquer um dos posts anteriores #vocenãoédeejay
    de qualquer forma boa sorte para vc , meu ponto de vista nao e regra ,e apenas minha opiniao ,ninguem e igual a ninguem , respeito o seu ponto de vista de qualquer maneira ,mesmo nao pensando igual…


  36. Buka
    2/11/2009

    “Se vc se sentio inseguro ou incomodado com qualquer um dos posts anteriores #vocenãoédeejay”

    Muito pelo contrario, tenho um pensamento bem solido sobre o assunto,mas a respeito do DJ tocar mal, é unanime todo mundo vai concordar com vc e eu tbm concordo, so acho que se expressou mal, em falar que o cara que baixa musica da net não é dj, ja vi muita gente grande e boa baixando então não vejo problema nisso, mas enfim foi isso que eu entendi


  37. zegon
    2/11/2009

    Beleza Buka ,acho que vc entendeu errado ,ou eu nao me expressei 100% ,mais eu quis dizer que o cara que unica e exclusivamente toca o que baixa de pesquisas prontas ,Charts ,e.t.c. ,nao e dj de verdade ou melhor ,nao tem identidade nenhuma ,e mais por ai ,tambem quis dizer que aquele que compra um “serato” ou final scratch e copia todos os mp3 dos amigos ,nao se vira DJ da noite pro dia ..as vezes escrtito soa serio demais e mandatorio ,mais e tudo na descontraçao ,cada um cada ,boa sorte pra vc cara…


  38. Buka
    3/11/2009

    Agora eu entendi, chegamos num ponto, pra vc se o cara segue “modinha”, toca musicas comercias não é dj, logo ninguem é dj, por que se vc baixou a musica, se vc comprou a musica outra pessoa pode baixar ou comprar, a não ser que vc so toque musica que vc produziu ou somente promo, então o correto era

    Se vc segue qualquer tipo de modinha #vcnãoédeejay

    Que é exatamente isso que vc ta fazendo, querendo ou não vc ta seguindo uma modinha que é desconsiderar DJs que tocam musicas comercias e vc naum eh o primeiro que faz isso.

    Mas como vc disse é tua opinião, mesmo se o cara gosta do que ele toca, que é o mais importante ele nunca sera dj…mas enfim boa sorte pra vc ai


  39. NesK
    9/11/2009

    ( . . . quebrando o clima pesado . . . )

    Dj mesmo é o Jesus Luz

    iuahsuiahsuiahiushaiushuih


  40. Mahjorn
    26/11/2009

    Pensamento provocador:
    Com tantas tecnologias será que não deveríamos abandonar o vulgo DJ?
    Sugestões?
    Talvez NJ, LJ, SJ, MPJ ou CJ.
    A letra D é minoria (sem nostalgia).
    Estive na Creamfields BH 2009 e não vi um Jockey com Disk (player).
    Rumo ao infinito!!!

    Obs.: Renato Cohen Roots, sem dúvidas! Ave Level 202.


  41. Carol
    16/12/2009

    Legal o post e o video, só não concordei com o NASA ter ganhado o prêmio de Melhor na música eletrônica! Prêmio este, que deveria ter sido do DATABASE!!!


  42. ff
    23/12/2009

    Se você diz pra todo mundo ‘#vocênãoédeejay’, então #vocêtambémnãoédeejay.


  43. ROGER SAINTS
    31/01/2010

    Dj hoje em dia prolifera a cada instante, muitas coisas ruins aparecendo e se achando um profissional, aqui onde moro exatamente Araraquara-SP está cheio de “dj set pronto laptop”, onde vamos parar???
    A moda que vem como anjinho e na verdade é um capeta com mas intenções… Viva os profissionais de verdade!!!
    Fora seus pregos pé de macaco, querem brilhar de todo jeito “eu sou dj”.
    Conta outra né!


  44. Roger Saints
    31/01/2010

    Arrumou um fã se precisar estou aqui!


  45. Fernando Fag
    26/02/2010

    Esse projeto NASA é um lixo.

    Vc até pode #serdeejay

    Mas é um #péssimo produtor musical.

    Talvez esse lance de fazer música “sem compromisso” seja verdade. Pq o som ficou uma bosta!


  46. zegon
    26/02/2010

    Obrigado Fag ,vou procurar melhorar entao …eu devo ser pessimo produtor mesmo
    por ja ter trabalhado em mais de 60 discos ,de mais de 40 artistas nos ultimos 20 anos
    e continuar sendo cada vez requisitado ,impossivel agradar a todos …


  47. Carol
    2/05/2010

    É… se vc parar para pensar uma média de 40 artistas em 20 anos não é muita coisa…


  48. Mahjorn
    31/08/2010

    Este post me intriga, apesar de ser fâ de techno e house.
    Sempre fui ligado a música eletrônica. Adoro ver os dj’s. Inclusive já vi Zegon tocar e até conversei com ele (supersimpático). Em 1989 o dj era um cara muito distante, o que interessava mesmo era o estilo em questão ( na época era o house, chamado hoje de acid house pela elite, mas chamado de flash house pela massa underground). Pois bem, nessa época mal se via a cabine do dj (salve Eduardo Bonadio). Já em 95 começou a onda do techno introduzida pelas raves importadas da inglaterra (reconhecidas hoje como warehouse’s). Na minha terrinha quem deu o pontapé foi o Anderson Noise com suas Hypes (meu dj e herói até hoje) Mas somente ganhou destaque este movimento quando caiu nas graças da elite dita pensante (universitários, repórteres, socialites e pessoas pseudo modernas). De 98 a 2000 foi o auge em Belo Horizonte, o que atraiu patrocinadores de megamarcas, sufocando a turma underground (vide triste o fim do Mercado mundo mix em BH). O que naturalmente elevou o dj a categoria de semi-deus, embalando ainda mais a questão dinheiro x fama. A grande reviravolta começou em 2006 com as novas mídias que proporcionam o acesso a todos das músicas então só mixadas pelos djs profissionais, pedra fundamental para a confusão generalizada que está hoje. A música eletrônica em si está em plena decadência (chamar David Guetta de melhor dj de house do mundo é pecado mortal). O mal gosto impera, qualquer bostinha pode falar que é dj, Isso esvaziou tudo, desde as festas, quanto a música, ou seja, a própria alma da música. Não aguento mais o minimal, outro pecado que está sendo corrigido pelo seu próprio “criador” Robert Hood, e que foi mal interpretado por produtores de techno do mundo inteiro, sendo que alguns velhacos diminuiram a BPM para facilitar a produção e transbordar o Beatport com produções baratas e compensar a queda nas vendas dos vinis.
    Zegon, apoio você em sua militância musical pois movimentos assim é a resistência do bom gosto, e já vi você atacar de dj com os vinis e manda bem demais.

Deixe seu Comentário

Você também pode acompanhar os comentários via RSS.

Shopping Cart

Seu carrinho de compras está vazio

Visite a loja

Siga o Psicodelia

... ou receba os posts por e-mail

Notícias via Twitter

    Arquivos


     Powered by Max Banner Ads 

     Powered by Max Banner Ads 
    O Psicodelia.org é movido a WordPress | Login | Mapa do Site | RSS dos Comentários | Tema desenvolvido por elielcezar.com