Publicado em: 30 de agosto de 2012 | Atualizado em: 30 de agosto de 2012

Os 5 anos do Psicodelia.org

Site completa meia década com muitos planos para o futuro - e uma comemoração que será inesquecível!

Dezembro de 2007. Um jovem curitibano, frequentador nato das raves psicodélicas da época, rumava a mais uma festa para seu currículo: a Tribe 7 Anos, em São Paulo. Em conversas com os populares da excursão, constatou que a cena estava carente de uma coisa muito importante: informação. Ela não era ausente - alguns sites como o Psyte e o Eletrogralha faziam o trabalho de levar conteúdo para os ravers, mas ainda assim cabia mais um veículo nessa imprensa. Foi aí que Eliel Cezar criou seu blog focado em raves e psytrance, chamado Psicodelia.org.

Agosto de 2012. Quase 5 anos se passaram, e o que era um hobby acabou se tornando um dos mais importantes fomentadores de cultura eletrônica para a cena nacional. Assim como a cena raver, o site evoluiu. Além de continuar dando espaço à sua raiz, o psytrance, passou a contemplar outras vertentes de destaque no país, como o techno, o electro, o house e, mais recentemente, dubstep. A equipe cresceu: Gui Empke e eu, Mohamad Hajar, fomos integrados ao time de editores-chefe, e diversas pessoas figuraram (e aina figuram) como colaboradores do cogumelo. O conteúdo é de maior qualidade: podcasts e matérias exclusivas com gigantes da cena, como Gustavo Bravetti, D-Nox, Captain Hook, Eli Iwasa, Jeje. Os parceiros são os mais sérios do Brasil: ID&T, Entourage, No Limits, T2 Eventos, Yellow DJ Academy, entre outros. O engajamento começou a tomar forma: assinamos festas pioneiras nos clubs da região, e principalmente, parte da produção da Brasuca, open air realizada neste ano em Curitiba que obteve grande destaque na cena.

O cogumelo cresceu - 5 anos no mundo da internet já é idade de gente grande, e temos noção da nossa responsabilidade. Levar conteúdo de qualidade para cerca de 100.000 pessoas por mês não é uma tarefa fácil para uma equipe formada por pessoas que trabalham em outras coisas, e precisam arranjar tempo livre para fomentar o site, mas ainda assim, fazemos com prazer, pelo amor à música!

O NOVO PSICODELIA.ORG

Meia década é um marco, e deixaremos isso visualmente claro com o novo layout. No mês de setembro vocês conhecerão um novo Psicodelia.org: mais limpo, bonito e prático de usar. Em 2011 começamos a deixar de lado o formato blog, para nos tornarmos um portal de conteúdo - agora a transição está completa. As seções (Psicodelia Sessions, Psicodeliacast, Agenda, TV Psicodelia, entre outras) serão acessíveis de forma mais dinâmica, e introduziremos um ambiente totalmente novo, gerido por colunistas: pessoas importantes da cena que, periodicamente, contribuirão com seu conhecimento, sem misturar-se com as notícias cotidianas.

A EXPANSÃO DA MARCA

Além da reformulação no site, atenderemos a dezenas de pedidos que recebemos sempre que somos avistados nas festas: vocês poderão levar o cogumelo para casa! Em breve vocês poderão adquirir uma linha de produtos com a nossa marca, com preços justos e qualidade condizente com a nossa proposta.

No futuro breve também passaremos a ser mais ativos na realização de eventos - desde os mais culturais, como o Squat Stage, até festas mesmo, em clubs e open airs. Sempre buscando apresentar novidades, valorizar artistas de qualidade e, principalmente, tratando o público com o respeito que merece. E é nessa área que consolidaremos a comemoração dos 5 anos!

AS FESTAS DE 5 ANOS

Durante a divulgação da Brasuca havíamos prometido uma grande open air de comemoração, mas por razões logísticas optamos por segmentar e dividir a comemoração em 3 eventos indoor, a serem realizados em Curitiba, nossa casa.

Por que 3 eventos? Para conseguir agradar os nossos 3 principais públicos: psytrance, techno e electro-house. Sabemos que existem leitores do site que preferem outras linhas de som que não estas, mas optamos por trabalhar com a maioria. Outra diversificação foi na escolha do club que receberia as festas: como mantemos bom relacionamento com as 3 principais casas da cidade, decidimos fazer uma festa em cada: Club!, Danghai Club e Club Vibe.

A primeira festa não podia ser outra, senão a de psytrance, nossa raiz. Para hospedar o kickstart das comemorações, o Club! receberá no dia 15 de setembro ninguém menos que Ritmo, excelente DJ e produtor israelense de psytrance progressivo, que recentemente tocou na cidade no Iono Festival e na XXXperience. Para maiores informações sobre a festa, como line-up, preços e promoções, confiram o evento oficial no Facebook.

Informações detalhadas sobre as outras duas festas serão publicadas em breve aqui no site e na nossa fanpage - fiquem ligados para não perder o bonde. E que venham mais 5 anos de muita música, celebração e, por que não, bastante psicodelia ;)

Psicodeliacast Iono Festival
Tivemos uma conversa muito interessante com Vidigal e Element no dia seguinte ao Iono Festival em Curitiba.
Tudo o que aconteceu na festa: pontos altos, baixos, polêmicos ou surpreendentes, abordado pela equipe do site!
imagem de Mohamad
Escrito por: Mohamad Hajar Neto

Sou formado em marketing, mas dediquei quase toda minha vida profissional à música. Hoje sou um dos líderes do projeto detroitbr, além de ser editor-chefe no Psicodelia.org e produzir e tocar techno com meu irmão sob a alias Kultra. Sou movido pelo meu amor à arte!

Comentários

Cadastre seu e-mail e receba uma vez por semana um resumo com as principais notícias do Psicodelia!

Instagram - @psicodelia_org