Entrevista: Boom Shankar

Publicado em 03/12/2014 - Por Marina Tavares

Marina – Quando foi o seu primeiro contato com a música eletrônica?

Boom Shankar – Na verdade, eu comecei diretamente com o Goa Trance, em 1995, após um amigo voltar da lendária festa Return to the Source, em Londres… Ele trouxe alguns discos da TIP Records, e depois de ouvir aquele som incrível, sobre a influência do luxuoso Charras, eu fiquei imediatamente viciado! Um mês depois, fui em minha primeira reunião da Full Moon, no meio de uma floresta, na Suíça, a partir desse momento, não teve mais volta… Eu estava infectado com o vírus Trance, e não tive o interesse de pesquisar nenhum outro estilo de música eletrônica, porque tinha encontrado a cena perfeita, onde poderia simplesmente estar e me expressar, sem fronteiras ou limitações.

 

Marina – Como foi o início de sua carreira?

Boom Shankar – Dois anos após o meu primeiro contato, tive o desejo de dar algo em troca para a cena, pela qual eu sentia tanto amor, então pensei, o que poderia ser melhor do que espalhar estas frequências, que me proporcionaram tantas coisas, para outras pessoas, e fazê-las felizes, com o que me faz feliz! 

Marina – Como você criou o seu projeto Boom Shankar?

Boom Shankar – Na realidade, eu acho que o projeto veio naturalmente… Eu comecei porque queria dar algo de volta para a cena, e considerei tocar música para pessoas de mente aberta, e fazê-las dançar como se não tivesse amanhã, algo realmente positivo, fazendo elas deixarem de lado todos os seus egos, e ficarem suadas, dentro desta grande bolha de unidade tribal. Isto é o que mais amo na arte de tocar… Fazer as pessoas se perderem, em um estado de Trance, elevando elas, e criando energias positivas… Algo que este mundo precisa desesperadamente! O nome Boom Shankar caracteriza perfeitamente o meu objetivo – destruir o ego e criar uma vibração mútua, onde todos nós podemos nos perder. Mas, eu não escolhi este nome, ele foi meio que dado a mim, em minha primera turnê na Ásia, em 2001… Desde então, eu estou meio que grudado nele.

Marina – Quem foram as suas influências?

Boom Shankar – Provalvemente todos os artistas da primeira onda de Goa, que agora são considerados lendas. Todos os projetos das gravadoras Spirit Zone, Dragonfly, Flying Rhino, Matsuri, TIP… Veio do Hallucinogen ao X-Dream, Electric Universe, Quirk, Green Nuns, Growling Mad Scientists, Miranda, ManMadeMan, Etnica, Astral Projection, Eat Static, Man With No Name, Total Eclipse, entre outros… Falando dos DJs, Tsuyoshi, Tristan ou Antaro, mas especialmente Riktam and Bansi, eles mexeram com a minha mente, porque o estilo deles de mixar ultrapassava os limites, tão perto da perfeição, que disse a mim mesmo, este é o caminho que eu quero seguir… Nos dias de hoje, é ótimo que possa considerar a maiorias destes caras meus amigos, algo que eu nunca tinha sonhado nos anos noventa…  

Marina – Quais são os seus três álbuns favoritos de todos os tempos?

Boom Shankar – Essa é uma pergunta complicada, porque você está falando com alguém que tem música no sangue, um verdadeiro amante! Então, é realmente difícil limitar-me a escolher apenas três, mas, se você me permite, irei responder está questão mais abertamente, e extender a lista, em relação ao número e estilos, com outros genêros musicais que ouvi antes, e me guiaram ao Trance.

Primeiramente, o álbum que teve a maior influência sobre mim foi:

The KLF – The White Room (1991)

Eu ainda considero este álbum uma obra de arte do início da música eletrônica, de um modo cru e anártico. Eu ainda vejo estes caras como os meus heróis, não apenas porque eles lançaram ótimas músicas, que tinham elementos do Trance, Metal, Techno, Hip Hop, etc… Não somente porque o som era estranho, mas também devido ao fato de não darem importância a grande industria. A lendária queima de um milhão em dinheiro, que eles ganharam com a exploração da música deles através da MTV. Levando em conta que eles consideram a integridade muito mais importante do que dinheiro e fama. Uma característica raramente vista nos nossos tempos.  

O segundo álbum pertence ao genêro Psychedelic Trance. Eu ainda considero este um dos melhores álbuns de todos, e ele ainda não encontrou um sucessor, alguém que pudesse ir tão profundo quanto ele, o todo-poderoso Senhor Posford. Então, claramente é:

Hallucinogen – Twisted (1995)

Todas as tracks do álbum, como LSD ou Shamanix, realmente mostraram-me a profundidade que você pode alcançar com a música, contando histórias épicas, com experiências Trance, apenas com o poder da frequência… Incrível, especialmente para aquele tempo!

E como terceiro, eu escolho outro épico, porém, meio que trágico, porque foi lançado após a sua morte:

Cosma – Nonstop (2003)
Este álbum é tão incrível, porque contém tanto amor, profundidade e beleza, que ainda me faz tremer quando estou ouvindo. Em minha opnião, incomparável até hoje, e provavelmente, por muito tempo.

Outros álbuns de Psychedelic Trance que tiveram um grande impacto sobre mim foram: Astral Projection, Trust in Trance e Dancing Galaxy; o CD mix do Riktam and Bansi, chamado Top of the TIPs; o álbum Ultimate Experience, do UX; e We created our own Happiness, do X-Dream.

 

Marina – De onde você tira inspiração para criar novas músicas?

Boom Shankar – A resposta é simples: através de todos os elementos da vida! Em minha opnião, este é o objetivo da arte e da vida…Encontrar frequências, palavras, fotos, ou qualquer outro elemento que você preferir, que expresse ou vizualize, todos os elementos da sua vida. Por sorte, estou sempre em turnê, então, eu tenho várias experiências, belas e recentes, todas as semanas, que são canalizadas em minha música e meus sets.

Marina – Como você define a sua música?

Boom Shankar – Eu posso chamá-la de Psychedelic Trance e energética, ultrapassando os limites, com muitas influências do Goa Trance – uma música que faz você se mexer, criando energias positivas na pista de dança, fazendo as pessoas se perderem e se encontrarem, em uma unidade…

 

Marina – Onde foi a apresentação que mais te marcou?

Boom Shankar – Em minha opnião, é impossível escolher apenas uma, porque todas as festas e festivais que toco, são tão diferentes, em relação aos países, localizações, as pessoas, o lugar, a energia em geral… Mas, certamente, eu tenho algumas que foram muito especiais, porque a localização foi mágica, as pessoas bonitas, e com muitas vibrações psicodélicas. The Rebirth of the S.U.N., que aconteceu em 21.12.12, em Israel, foi um destes eventos que são difíceis de descrever, eu estava tocando ao nascer do sol, tinham 20.000 pessoas na pista, foi incrível! Também um destes eventos underground na Ásia, como Belantara, na Malásia; Moon Mountain, na Tailândia, que é uma festa de três dias, em um vila flutuante; ou… São muitas memórias vindo em minha mente neste momento… Doof Festival, em Israel, está é uma energia na pista de dança que você nunca viu em nenhum outro lugar; ou Somuna, na Suíça; Fusion Festival, na Alemanha; as festas no deserto de Marrocos; ou Respect Gathering, nos Estados Unidos… Como você pode ver, são muitas!  

Marina – Fale-me sobre a BMSS Records.

Boom Shankar – A BMSS Records é a minha gravadora, que comecei há seis anos, e foi formada fora da minha velha tribo, e em reuniões na Alemanha, Suíça, ou na Espanha. Agora ela é uma das gravadoras underground mais respeitadas do mundo, graças a um ótimo time de pessoas que posso contar, e graças também a filosófia da gravadora, que não tem as típicas restrições. Nós da BMSS Records amamos todos os estilos de música da bolha psicódelica, então, nós lançamos Psychedelic Trance, Progressive Trance, Chill Out, Downtempo, entre outros… Sempre músicas que não seguem as tendências atuais, e que sejam diferentes. Eu acho que isto é que faz a gravadora ser diferente, ser holístico, totalmente aberto, e pensar fora da caixa. Nós estamos nos tornando consideravelmente grande na Europa, ou em Israel, graças também aos novos parceiros, como Datacult ou Cholo, que ajudaram-me a espalhar a nossa visão por muito tempo, e nós assinamos com vários artistas talentosos ultimamente, que nós iremos intensificar o nosso trabalho. PsiloCybian, que acabou de lançar o seu álbum de Downtempo, ou Lupin, ManMadeMan, ou o novo projeto do M-Theory chamado Cimi… A nossa gravadora é uma tribo que está crescendo, e eu estou muito otimista com o futuro.

 

Marina – Existe algum lugar que você nunca tenha tocado e queira muito?

Boom Shankar – Eu toquei em quase todos os lugares do mundo, o engraçado é que nunca toquei no Brasil… E eu realmente amaria mudar isto! A imagem que eu tenho das festas brasileiras, infelizmente, é que ainda são muito comerciais, e com artistas, a maioria do Off Beat Progressive Trance, mas, como finalmente este gênero está decaindo na Europa, e o Psychedelic Trance e Old School com influências Trance está voltando, espero que isto também aconteça no Brasil, ou talvez já esteja acontecendo… E assim, eu espero que possa finalmente tocar para vocês!

Marina – Já aconteceu alguma situação engraçada enquanto você estava tocando?

Boom Shankar – Muitas para citar, ou muito embarassantes para revelar (risos)…

 

Marina – Quais são as novidades em relação à turnês e lançamentos?

Boom Shankar – Eu irei ter a minha primeira turnê na Ásia em janeiro e fevereiro; no México, em março; Nepal, em abril; e no verão, a maior parte do tempo na Europa, e também na Rússia e em Israel; e finalmente em outubro, a minha primeira turnê na China. Isto é algo que eu quero muito, pois, é uma cena nova, totalmente underground, pequena no tamanho, mas, como sempre, quando é underground é totalmente poderosa! E eu amo tocar para estas pessoas, totalmente dedicadas e intactas. A minha próxima compilação será lançada em março ou abril, e o meu EP na mesma época, que irá incluir remixes e colaborações com Pleiadians, Soul Kontakt, Suduaya, e outros…

Marina – Alguma mensagem para finalizar?

Boom Shankar – Mantenha a música e a cena psicodélica, a mágica viva, e obrigado a todos pelo apoio, vocês são a razão que me fazem continuar! Amor e um beijo triplo! 

Conheça mais sobre o artista:

www.facebook.com/DjBoomShankarBMSS

www.soundcloud.com/boomshankar-bmssrecords

www.soundcloud.com/bmss-records

 

Interview in English here:

https://www.dropbox.com/s/nwp5nddriqigsdp/Boom%20Shankar.rtf?dl=0

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]