Entrevista: Anoebis

Publicado em 24/01/2015 - Por Marina Tavares

Foto: Pratima

Marina Tavares – Quando foi o seu primeiro contato com a música eletrônica?

Anoebis – Onde eu vivo, na Bélgica, existe uma cultura de música eletrônica desde os anos 80… Então, eu fui meio que criado com isso. O meu pai ouvia, na maioria das vezes, blues ou música eletrônica, como: Brian Eno, Kraftwerk, Vangelis… Em 1990, eu tinha oito anos na época, o acid-new beat se tornou muito popular, e meu pai ouvia o tempo todo. Provavelmente, essa foi a minha base. Em 96, com quatorze anos, eu comecei a comprar cds de música eletrônica. Na maior parte do tempo, eu estava em boates que tocavam trance, o que era gigante na Europa… E desde 98, somente o Goa Trance.

 

Marina Tavares – Como você se apaixonou pelo Goa Trance?

Anoebis – Ainda me lembro bem… Eu tinha um cd em 1998, chamado “Tripomatic”. Era um cd de trance e techno, com duas tracks, que eram muito melhores do que as outras. O grupo que produziu aquelas tracks era chamado “Bypass Unit”. Então, eu fui na internet, que era muito lenta na época, e encomendei o álbum deles chamado “Green Dreams”. Tinha um adesivo no cd que dizia: “100% Goa Trance”. Naquele momento, o meu estilo favorito tinha um nome! Eu amei as estruturas da música, a dinânima, e a harmonia. Desde então, fiquei totalmente apaixonado, e hoje em dia, eu sou casado com o Goa Trance!

Marina Tavares – Como foi o início da sua carreira?

Anoebis – No final dos anos 90, eu estava comprando muitos cds e vinis do gênero Goa Trance. Por volta de 2000, eu tinha 200 cds e vinis. A melodia Goa estava morrendo naquela época, a primeira onda Minimal e Progressive tinha surgido, e eu queria manter aquilo vivo, tocando… O que resultou em muito treino, em casa e com amigos. A minha primeira apresentação foi no ano 2000, o que foi simbólico! Então, uma nova onda para o milênio!  

Marina Tavares – Quem foram as suas influências?

Anoebis – No momento, todos os mestres do Goa Trance dos anos 90, como: Astral Projection, Dimension 5, MFG, Chi-ad, Shakta, Miranda, Electric Universe… São muitos para mencionar!

Marina Tavares – Quais são os seus três álbuns favoritos de todos os tempos?

Anoebis – Essa é uma questão impossível! Os meus 30 álbuns favoritos seria mais realista… Isso depende do meu humor e momento de vida!

No momento, provavelmente:

Asia 2001 – Psykadelia (Trans’pact Records – 1996)
Dimension 5 – Trandimensional (Intastella – 1997)
Ra – 9th (Suntrip Records – 2007)

Marina Tavares – Como você define a sua música?

Anoebis – A minha missão, desde o começo, foi manter o Goa Trance vivo, então, eu defino a minha música como melodia do Goa Trance dos anos 90, com produções atuais… Com uma coleção de mais de 200 cds e vinis, e uma grande variedade de artistas da Suntrip Records, eu posso sempre combinar antigas tracks com novas. Depende do público!

Marina Tavares – Como surgiu a Suntrip Records?

Anoebis – A Suntrip Records foi formada por mim e Fabien Marsaud, dois fanáticos por Goa Trance. Começamos a gravadora em 2004, nós eramos amigos, e sempre falávamos sobre a ideia da gravadora… Mas, somente em 2004, quando o Jannis (Filteria) apareceu, nós aceitamos o desafio de dar esse grande passo. No momento, nós estamos dez anos adiante, tentando manter o Goa Trance vivo, mas, como nos velhos tempos, para as pessoas viverem a alegria na pista de dança, que eu tive aos vinte anos. A vibe que vive no Goa Trance é melhor do que você possa imaginar!

 

Marina Tavares – Quando foi a sua primeira apresentação no Brasil?

Anoebis – A minha primeira apresentação foi na Páscoa, em 2013, no Shivaneris Easter Festival. Na semana seguinte, eu toquei em uma pequena festa Underground, para 300 pessoas, com uma bela natureza. Essa foi a minha primeira experiência no Brasil, eu gostei bastante, com certeza, porque no meio disso tudo, eu visitei Alto Paraíso.

 

Marina Tavares – O que você acha da cena eletrônica brasileira?

Anoebis – Bem, eu estou surpreso pelo tamanho! Não é uma coincidência que os meus amigos belgas do Tomorrowland, irão para o Brasil este ano. As pessoas parecem muito apaixonadas pela música progressiva, mas, eu também notei uma mudança em direção ao Goa e ao Psychedelic Trance. Uma grande diferença entre a Bélgica e o Brasil, é o fato que o Progressive, e até o House, podem ser tocados em festas psicodélicas no Brasil, enquanto na Bélgica, o House e o Progressive tocam somente em boates, e nas festas psicodélicas tocam apenas Goa, Dark, e Psychedelic Trance, nada de Progressive.
 

Marina Tavares – Como foi tocar no Terra em Transe Festival 2014-15?

Anoebis – Sem dúvida, foi a minha melhor experiência no Brasil! A localização do festival foi a razão da grande interação com o público, o que foi marcante, e muito positivo! Foi incrível ver as pessoas dançando como loucas, enquanto o sol brilhava, e fazia 36 graus! Também, as pessoas que eu conheci eram tão puras, isso fez o meu festival ser ainda melhor! Obrigado a Inê, Yuri, e todos os outros, por essa chance!!!

Vídeo: UP Audiovisual

Marina Tavares – Onde foi a apresentação que mais te marcou?

Anoebis – Bem, são várias… Mas, vamos dizer as minhas três favoritas!

– Na Bélgica, quando eu completei dez anos de carreira, a minha namorada organizou uma festa surpresa, onde toquei por doze horas… Das 22 até 10! O evento vendeu todos os ingressos, e eu tive a platéia mais incrível que poderia imaginar… As fotos ainda me causam arrepios! Pessoas prontas para um verdadeiro e longo conto de fadas, contado pela minha música.

– O Lost Theory Festival na Croácia também foi incrível! Essa foi provavelmente a única tarde que o sol estava brilhando… O lugar estava lotado, e o público eufórico! Eles me contrataram para tocar por duas horas, mas imploraram para que tocasse mais… No final, eu toquei quase quatro horas e meia. 

– Uma festa em Israel chamada Melodrama, com o melhor público que você possa imaginar! Eu toquei três horas, no meio do deserto, com uma platéia gritando e pulando, como loucos… Eu amei!

Mas, é claro que foram tantos eventos… Geralmente, para o Goa Trance, a melhor plateia do mundo é na Bélgica, em Israel, e talvez no Japão!

 

Marina Tavares – Existe algum lugar que você nunca tenha tocado e queira muito?

Anoebis – Na verdade, eu estou impressionado o quanto vi do mundo, graças ao Trance! Mas, é claro que eu escolheria mais um lugar, e esse lugar é a Austrália… Embora, eu não tenho certeza de quão grande é o Goa Trance por lá.

 

Marina Tavares – O que você é apaixonado na vida, além da música?

Anoebis – Eu sou professor de história e religião, e essas são as coisas que me interessam. Eu leio muitos livros sobre isso, especialmente de épocas medievais. Além disso, eu amo jogos de tábua, e sou viciado em viajar. Eu quero ver o máximo possível do mundo!

Marina Tavares – Quais são as novidades em relação à turnês e lançamentos?

Anoebis – A Suntrip Records irá lançar um novo cd a cada dois meses… Muita música boa! Então, nós estamos trabalhando muito. 

No momento, os nossos lançamentos estão marcado assim:

– fevereiro: álbum do Celestial Intelligence
– março: álbum remix do Prana (Suntrip vs Matsuri)
– abril: Ásia 2001 – lançamento do Psykadelia 
– maio e junho: nova compilação

E para tocar… Nós ultimos anos eu toquei em quinze países diferentes, graças a nossa turnê de dez anos da Suntrip. Ela acabou, e combinando tudo com o trabalho integral, que é duro, eu irei tocar menos no exterior no próximo ano… Mas, isso não quer dizer que será mais calmo. Eu irei tocar muito, quase todos os finais de semana na Bélgica. E é claro, eu também tenho algumas apresentações no exterior. Por agora, eu tenho turnês em Israel, Suécia, Finlândia, Suíça, Croácia, e Alemanha. Eu ainda não tenho datas marcadas para o Brasil… Mas, vamos torcer?

 

Marina Tavares – Algum mensagem final para os seus fãs?

Anoebis – Mantenha a melodia do Goa Trance viva! Compartilhe a alegria desta música com todos!

 

Conheça mais sobre o artista:

https://www.facebook.com/pages/Anoebis/202926626775

http://www.soundcloud.com/anoebis

 

Interview in English here:

https://www.dropbox.com/s/lrv3jxeza5s8f9a/Anoebis.docx?dl=0

 

Suntrip Records:

http://www.suntriprecords.com/news/

https://www.facebook.com/Suntriprecords

https://soundcloud.com/suntrip-records

 

Foto: Pratima

https://www.facebook.com/pratimaphotography

 

Vídeo: UP Audiovisual

https://www.facebook.com/Upteamvideo

http://www.youtube.com/upteamvideobr

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]