A importância dos movimentos de esquerda para o surgimento do Psy Trance

Publicado em 27/01/2016 - Por Psicodelia.org

Diversas formas de cultura surgiram a partir de movimentos sociais e com o Psytrance não foi diferente. No final da década de 60 nos EUA começaram a ganhar força movimentos de esquerda que lutavam contra o racismo e a favor do feminismo, dos homosexuais e outras diversas minorias que tinham seus direitos tomados pela sociedade. Movimentos pedindo o fim da guerra fria também ganharam força nessa época e, com todos esses grupos reivindicando direitos e lutando contra a violência, a sociedade começou a perceber quão incapaz era de alcançar o sonho americano e aquele estereótipo de vida que existe apenas no cinema.

Esse cenário gerou grande depressão na população. Tentando encontrar a paz interior muitas pessoas começam a criar uma grande ligação com as culturas orientais, especialmente através dos textos pacifistas do budismo e hinduismo, como uma forma de encontrar o equilíbrio em meio à desordem do Ocidente. A paz que o Hinduismo transmitia, aliada à popularização das drogas psicodélicas e aos movimentos de esquerda criaram as condições para o surgimento do movimento Hippie.

Nesse contexto, um lugar em especial começa a se tornar popular entre esse público: um local paradisíaco, sem qualquer tipo de turismo, onde a produção de cannabis e o seu consumo era permitido pela legislação indiana. Era o estado de Goa, uma ex-colônia de Porugal sem grandes recursos na costa oeste da India. Com a propaganda boca a boca, logo viu-se um verdadeiro êxodo de hippies para aquela região, inclusive de um hippie em especial chamado Gilbert Levey, que mais tarde passaria a ser conhecido como Goa Gil.

 

Imagem de Goa em 1996. Não muito diferente do que se encontraria nos anos 60.

 

E foi assim que um movimento de pessoas inconformadas com um sistema que consideravam injusto e opressor, em busca de uma vida mais equilibrada do outro lado do mundo, gerou as primeiras festas e experimentações com misturas entre rock psicodélico, música eletrônica e indiana  eque resultariam mais tarde, meio sem querer, no que conhecemos hoje como Goa Trance e PsyTrance

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]